sábado, 18 de junho de 2011

REAJUSTES SALARIAIS DE PROFESSORES DA REDE PRIVADA, ENFIM DEFINIDOS!

Definidos reajustes salariais dos professores da educação básica

Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.

Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.

Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.

Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.

Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.

Educação superior

O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.

REAJUSTES SALARIAIS DE PROFESSORES DA REDE PRIVADA, ENFIM DEFINIDO!

Definidos reajustes salariais dos professores da educação básica

Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.

Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.

Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.

Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.

Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.

Educação superior

O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.

2º Encontro Nacional dos blogueiros progressistas!

ACOMPANHE O SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS QUE ACONTECE EM BRASÍLIA DESDE ONTEM E TERMINA AMANHÃ.


por Rodrigo Vianna

Na sala reservada aos convidados, logo atrás do palco, Lula estava ansioso. A mesa de abertura do Segundo Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas era conduzida por Maria Frô e Ênio Barroso. Os dois blogueiros saudaram as mais de 400 pessoas presentes, e chamaram – antes de Lula – o governador do Distrito Federal, Agnello Queiroz, que deu as boas vindas aos participantes que acabavam de chegar ao auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio)

Atrás do palco, Lula brincava, inspiradíssimo: “agora ficou chic ser brogueiro”, fazendo graça com os que dizem que ele erra no Português. “ Eu quero ver o Agnello falar pros ´brogueiros´progressistas”. Lula não se agüentou, pôs a cabeça pra fora da porta, olhando para o auditório gigante. Cinegrafistas e fotógrafos perceberam a presença do ex-presidente e os flashes estouraram.

Cinco minutos depois, Ênio chamou à mesa aquele homem inquieto, que foi saudado de pé: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.

Numa fala de improviso, Lula mandou alguns recados. Primeiro aos blogueiros, lembrando o papel da internet como contraponto à velha mídia na última campanha eleitoral:

“os blogueiros tiveram um papel extraordinário, mostraram que o povo não precisa mais de intermediário mais na comunicação.”

Citou o caso da “bolinha de papel”, mandando então recados a Serra e aos tucanos:

“às vezes, eu tenho vontade de ir naquela clínica ver o exame que foi feito na cabeça do candidato”

E arrematou:

“Quem chamou você de blogueiros sujos era quem fazia a sujeira”

Lula deu outros recados. Um deles, especial, dirigido ao Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que falaria logo depois:

“Paulo, a gente nao pode ter medo do debate”.

Aliás, um detalhe curioso. Quando Lula citou Bernardo, houve aplausos discretos. Quando citou a presença de Franklin Martins (que dirigia a Secom no governo de Lula), o público aplaudiu efusivamente. Um reconhecimento de que Franklin teve a coragem de mexer em pontos sensíveis, ao propor um novo Marco Regulatório – que Paulo Bernardo promete mandar ao Congresso em breve (mas há certa desconfiança sobre qual projeto será enviado: o original, do Franklin? Ou um projeto mais amaciado, para agradar certas corporações?).

Ao final da fala, Lula foi cercado por blogueiros e militantes. O povo queria fotos, queria autógrafos. O sururu estava criado: aquilo virou uma confusão. Maria Frô conseguiu botar ordem na casa, depois de algum esforço. Lula desceu do palco, e seguiu para sala dos convidados. Dois blogueiros peruanos – que acompanharam a recente eleição de Ollanta Humala – entraram na sala pra falar com Lula. E ele fez graça de novo:

“Olha aí, onde tem brogueiro, a gente elege um mala”.

Lula foi embora, seguido por aquele batalhão de repórteres e cinegrafistas do chamado PIG, que tentavam arrancar uma declaração qualquer. Eu – que sou jornalista de TV, e tantas vezes estive na pele daqueles pobres (alguns nem tão pobres) repórteres, que se acotovelam atrás da autoridade que precisa ser entrevistada – fiquei até com pena.

Lula parou pra falar com militantes, com uma senhora sergipana que pedia autógrafos. Tirou fotos, distribuiu abraços. Aos repórteres, nada! Aquele também era um recado. Os intermediários da comunicação estão perdendo espaço e poder.

A presença de Lula foi uma festa. Mas foi também uma grande vitória. Lula não tem ido a qualquer evento. Dá palestras pagas, com cachê alto (que ajuda a bancar o Instituto que ele está montando em São Paulo).

Mas a presença ali na abertura do Segundo Encontro de Blogueiros, sem cachê, e com o vigor e a energia demonstrados, era mais um recado: Lula reconhece o papel central da nova comunicação. Reconhece o papel dos “brogueiros”.

E prometeu, mais uma vez: em breve também será um “brogueiro”.

Brogueiro sujo? Pode ser… Mas lembrando sempre: quem faz sujeira,mesmo, é outra turma, que a gente conhece bem…

PS: agora há pouco, depois das belas falas de Comparato, Erundina e Venicio, Paulo Henrique Amroim pediu a palavra e lembrou – Ä festa de ontem (com Lula) foi bonita, mas é preciso lembrar que essa festa nao é completa porque o governo anterior não teve coragem de encarar a batalha do Marco Regulatorio”. Ou seja: Lula fez menos do que poderia nessa área da comunicacao.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL DOS PROFESSORES

Assembleia Geral dos(as) professores (as) das escolas particulares de Goiânia
A data-base das negociações é 1º de maio, porém, há mais de mês, após se iniciar o processo de negociação, os representantes dos donos de escolas particulares de Goiânia se mantêm intransigentes e insensíveis às reivindicações básicas de nossa categoria.

Dia: 3 de junho – 6ª feira
Hora: 16 horas
Local: Sindicato dos Professores do Estado de Goiás
Professores (as),
O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás está negociando com o sindicato dos donos das escolas particulares (SEPE) a Convenção Coletiva para definir o reajuste salarial e as condições de trabalho de professores (as) da rede particular em 2011.
A data-base das negociações é 1º de maio, porém, há mais de mês, após se iniciar o processo de negociação, os representantes dos donos de escolas particulares de Goiânia se mantêm intransigentes e insensíveis às reivindicações básicas de nossa categoria.



Quem não se lembra?

Quando eles tentaram retirar o limite de alunos em sala de aula e a remuneração de 1/3 da carga horária para o professor preparar aulas e corrigir provas, o atual Secretário de Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, ao tomar partido do patronato, declarou, em entrevista ao jornal O Popular: “As escolas particulares vão muito bem, obrigado!”

De fato, com o crescimento da economia brasileira, nunca se ganhou tanto dinheiro e nunca houve lucros tão exorbitantes com escola particular neste país.

No entanto, pergunta-se: e os (as) professores (as)?
Você sabia que o piso salarial da educação básica, nas escolas privadas, aqui na capital, é o mais baixo do Brasil? Pasme: apenas R$ 5,95! Será possível garantir educação de qualidade com salários absurdamente baixos, como insistem em manter os donos de escolas?



A sociedade não pode aceitar isso!

O SINPRO repudia veementemente esta situação e, por isso, está em luta por melhores salários, por condições dignas de trabalho para professores (as) e para garantir a qualidade da educação, com os melhores resultados para os nossos alunos!

Professores e professoras: vamos todos à Assembléia Geral do Sinpro. Agora é a hora de unirmos nossas forças e garantir melhores salários e condições dignas de trabalho!

Assembleia geral dos professores da educação básica



Dia: 3 de junho – 6ª feira
Hora: 16 horas
Local: Sindicato dos Professores do Estado de Goiás

Avenida Independência, Qd. 943, Lt. 33, n. 942, Setor Leste Vila Nova - Goiânia/GO - a 200 metros da Praça da Bíblia

(62) 3261-5455 www.sinprogo.org.br - sinprogo@sinprogo.org.br

domingo, 29 de maio de 2011

Dinho não será o último a morrer por defender a floresta


Matéria publicada em www.vermelho.org.br


O presidente do PCdoB de Rondônia, Manoel Nery, lamentou a morte de Adelino Ramos, líder do Movimento Camponês Corumbiara, morto na última sexta-feira (27), em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho. Dinho, como era chamado, era membro da direção do partido e foi assassinado com seis tiros enquanto vendia frutas e verduras numa feira.


“Dinho foi mais uma vítima da violência no campo”, afirmou Nery. Ele disse que assim como a falta de reforma agrária, a violência em áreas rurais é um dos principais problemas de Rondônia. “Dinho não foi o primeiro e nem será o último a morrer por essa causa”, declarou.

Segundo Manoel, o líder camponês nunca deixou de sofrer ameaças de morte desde o massacre dos Corumbiaras, de onde consegui escapar com vida. A direção do PCdoB/RO vai pressionar as autoridades para que o crime seja apurado e os criminosos punidos.

Contrabando

O secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, esteve recentemente na casa de Dinho, no Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê. O PAF fica localizado no sul de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus), com divisa entre os Estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Segundo Eron, Dinho estimava que saíam da área pelo menos 30 mil metros cúbicos de madeira e 20 mil cabeças de gado ilegalmente, por mês.

O secretário participou do velório e afirmou que a Sepror vai dar todo o apoio necessário à família e aos agricultores que ainda permanecerem no projeto de onde Dinho era o líder. “Estamos construindo 20 casas lá e apoiando a alfabetização daquelas pessoas. Isso não pode parar”, afirmou.

A presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas, Izete Rabelo, também comentou a morte de Dinho. “Precisamos continuar defendendo a floresta mas sem derramar nosso sangre”, declarou.

Policiamento

A Presidência da República vai se reunir segunda-feira (30) com os órgãos responsáveis para encontrar medidas para tentar diminuir a violência no campo e acabar com a impunidade no caso dos assassinatos motivados por questões agrárias e ambientais. A informação é do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, que esteve na tarde de sábado no velório do líder camponês, Adelino Ramos.

O ouvidor atribui o crime à ausência de policiamento na região. “O delegado de Lábrea era um policial militar”, disse. Gercino afirmou que o líder camponês já havia alertado o órgão para as ameaças de morte que vinha sofrendo desde 2009. “Encaminhamos vários ofícios para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Polícias Civil e Militar, delegacia de Polícia de Lábrea e para o Ministério Público, mas nada foi feito”, declarou.

Gercino disse que pelo menos cinco homicídios no sul de Lábrea tiveram motivação agrária nos últimos quatro anos. Na reunião com a presidência, o ouvidor vai sugerir a criação da polícia florestal federal, com o objetivo de prevenir crimes semelhantes. “Se aprovada, essa polícia vai cuidar tanto do patrimônio florestal quando da vida dos trabalhadores da floresta”, explicou.

Além do ouvidor agrário nacional, representantes do Incra e do ministério do Meio Ambiente estiveram no velório do líder do Movimento Camponês Corumbiara. A polícia federal também acompanhou o féretro.

O enterro do corpo de Dinho aconteceu na manhã deste domingo na cidade de Theobroma, aonde mora um de seus filhos.

De Porto Velho,
Mariane Cruz

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SINPRO-GO INCENTIVA CULTURA EM GOIÁS

Dia 27 e 28 de abril


ESPETÁCULO SER TÃO GRANDE


Pré-estréia


Data: dia 27 e 28 de abril (quarta e quinta-feira)


Horário: 20h


Local: Teatro do Sesi


Endereço: Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube




Entrada: Pegar convites no Sinpro




Endereço do Sinpro: Avenida Independência, Qd. 943, Lt. 33, N. 942, Setor Colemar Natal e Silva - Goiânia-GO - CEP: 74633-010, próximo à Praça da Bíblia. Telefone: (62) 3261-5455 - Fax: 3261-3767 - E-mail : sinprogo@sinprogo.org.br.










SOBRE O ESPETÁCULO



GRUPO ARTE E FATOS O Grupo de Teatro Arte e Fatos da CAC – PUC GO – amplia seu repertório de espetáculos, dessa vez com a montagem “SER TÃO GRANDE”, uma homenagem da poetisa e dramaturga Renata Pallottini ao genial escritor mineiro João Guimarães Rosa. Pallottini adaptou para o teatro os contos Sarapalha, Manoelzão e Miguilim, Grande Sertão Veredas e Soroco, sua mãe e sua filha. Danilo Alencar, fundador do Grupo Arte e Fatos se incumbiu da direção. Trouxe ainda para a montagem profissionais que, juntos, deram a tônica do espetáculo. Shell Jr e Lana Jubé assinam o cenário, Rodrigo Horse a iluminação, Rosi Martins o figurino, Ney Couteiro a produção musical, João Bragança a coreografia, Thiago Santana a maquiagem, Cris Lopes o trabalho vocal e, juntamente com Edson de Oliveira a assistência na preparação dos atores, Marcos Lotufo nas máscaras e bonecos , Roger Faria na produção visual, Marcelo Carneiro e a empresa Arte Brasil Eventos na administração do projeto e Vera Inês na produção executiva. Personagens do cenário mineiro, baiano e goiano, frutos da imaginação Roseana dialogam com o público, estabelecendo confrontos de idéias, costumes, aspectos culturais, leis, justiças, sem perder a universalidade da obra. Danilo Alencar não esconde a ansiedade de ver no palco o resultado de um ano e meio de trabalho, sempre primando por trabalhar fatos e histórias nas montagens feitas pelo grupo. Dessa vez contando as histórias de um genial narrador e contador de histórias, Guimarães Rosa.




FICHA TÉCNICA SER TÃO ELENCO


EM ORDEM ALFABÉTICA








ADRYELLE MURIEL




BRUNNA ROCHA CARITA PINHEIRO




DENISE ROCHA




DEUSIMAR GONZAGA




EDSON DE OLIVEIRA




FABIO MAFRA




KLEBER ALVES




MIRELLE ARAUJO




NORVAL BERBARI








AUTOR: RENATA PALLOTTINI




DIREÇÃO : DANILO ALENCAR




PREPARAÇÃO VOCAL : CRIS LOPES




ASSISTÊNCIA PARA PREPARAÇAO ATORES: CRIS LOPES E EDSON DE OLIVEIRA




COREOGRAFIA: JOÃO BRAGANÇA




CATIRA : ELIZABETH BARROS - GRUPO NOAH




PRODUÇÃO MUSICAL : NEY COUTEIRO




MUSICOS: ALBA FRANCO, DANILO VERANO E NEY COUTEIRO




ILUMINAÇÃO: RODRIGO HORSE




MAQUIAGEM: THIAGO SANTANA




FIGURINOS: ROSI MARTINS




ASSISTENTE FIGURINO: KEILA ALVES MARTINS




CENOGRAFIA: SHELL JUNIOR E LANA JUBÉ




ASSISTENTE CENOGRAFIA: GABRIEL CÔRTES




MÁSCARAS E BONECOS : MARCOS LOTUFO




MÁSCARAS DE BOIS DE PIRENÓPOLIS - DESIGN: ROGER FARIA




ASSESSORIA DE IMPRENSA: VALBENE BEZERRA E ELIANI COVEM




ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO : ARTE BRASIL EVENTOS




PRODUÇÃO EXECUTIVA: VERA INÊS




AUTORA: RENATA PALLOTTINI




DIREÇÃO: DANILO ALENCAR

terça-feira, 5 de abril de 2011

Lúcio Packter em Goiânia

Palestra do Professor e Filósofo clínico Lúcio Packter



- Sistematizador da Filosofia Clínica –



Tema: *** “COMO EDUCAR, segundo a Filosofia Clínica”



Dia - 08/04/11, Horário - a partir das 19h00 Local – auditório do SESC Cidadania - Rua C197, Esq. Av. C198 e Rua C224 - Jardim América. -Aberto ao público -