A Revolução Francesa com sua Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi o primeiro marco civilizacional da época moderna, estabelecendo direitos civis. A luta dirigida pelo movimento operário internacional consolidou direitos políticos e sociais. A emergência da barbárie, agravada por esse sistema financeirista e monopolista que degrada homem e natureza, ameça todos os direitos humanos. Aprofundando a democracia, devemos aspirar um novo marco civilizacional: o socialismo.
sábado, 19 de novembro de 2011
Filosofia e Cinema
Vejam o café filosófico, realizado no Bolshoi, que discutiu filosofia e cinema com a presença do cineasta Amarildo. Nesse vídeo está a abertura do café feita por mim. Depois de mim falou o filosófo e cineasta Amarildo Pessoa e os acadêmicos de filosofia da PUC-GO. Para ver o café é só clicar a seguir: http://t.co/n6t9njzP
Marcadores:
Filosofia e cinema
domingo, 13 de novembro de 2011
Publicado do facebook no dia 07 de novembro
E PARA ONDE ESTAMOS INDO?
E para onde estamos indo? E para onde essa loucura vai nos levar? Qual é o sentido disso tudo? Seremos lembrados? Estamos mesmo contribuíndo para melhorar o mundo? Estamos fazendo a diferença mesmo? Não seria melhor mergulhar no projeto egoísta de vida, ter e ter, ganhar e ganhar, consumir e consumir, e foda-se o resto? No campo político, estamos progredindo mesmo? E esse governo federal é de fato... o que de melhor o povo merece? E o Marconi lidera seus aliados para um projeto coletivo, de inclusão da maioria, ou dá migalhas aos miseráveis e lautas iguarias fartas aos ricos? Devemos nos opor a ele, ou comer suas migalhas na esperança de um dia tomar assento à mesa para comer os manjares com os senhores oligárquicos do poder? Você pode me explicar isso? E essa veja, vê só o que quer ou vê tudo que tem que ser visto? Tudo é parte de uma grande conspiração? Existe esquerda? Há diferenças substanciais entre os partidos de esquerda e os partidos de direita? Essa diferença é evidente só no campo do discurso? Como se comportam os comunistas, esquerdistas, no poder? Fariam Marx revirar no túmulo ou dariam orgulho ao filósofo da velha Prússia? Vale a pena empunhar uma bandeira de esquerda? Qual? Não estaríamos também na esquerda entregues a projetos pessoais, personalistas, maquiados de projetos coletivos? Somos autônomos, revolucionários, de esquerda, ou mesmo quando pensamos assim somos apenas massa de manobra de alguém? É justo usar a massa esquálida, inapta e inepata como massa para referendo da vontade do líder ainda que declarado de esquerda? Você é massa de manobra? Já se sentiu assim? Não seria melhor pensar em trabalhar, comer, beber, ter prazer, dormir, juntar moedas e ir ao Shopping? Esse não seria mesmo, como pensam tantos, o sentido da vida? Você tem feito a diferença? Seu partido tem feito a diferença? Seu partido é de direita e anda direito ou é esquerda e anda na direita? Sua atuação como estudante, professor, profissional, filho, pai, mãe, filha não poderia ser melhor? E essa rede não é uma rede de amenidades, trivialidades, que nos dá a sensação de fazermos parte de um grupo de amigos adicionados, cem, duzentos, mil ou dois mil? Para onde caminhamos gente? Para onde estamos indo? Não estão querendo lhe derrubar? Você não está querendo o lugar de alguém? Você é maquiavélico? Maquiavel não era maquiavélico? Marx não era marxisita? Jesus seria cristão atualmente? Você também não é medíocre, mesquinho, fisiológico, aproveitador? Você tem algum ideal, sonho coletivo? Acredita em quimeras ou utopias?
Hoje estou ouvindo Pink Floyd. Estou conversando com Roger Waters.
E o Ernesto Che não deveria ter abandonado a selva boliviana e ter voltado para casa a fim de cuidar de suas crianças e mulher? E o pai do Waters não deveria ter desertado para viver e brincar com ele, enchendo-o de beijos? Vou para casa agora dar um beijo no meu filho...
E PARA ONDE ESTAMOS INDO?
E para onde estamos indo? E para onde essa loucura vai nos levar? Qual é o sentido disso tudo? Seremos lembrados? Estamos mesmo contribuíndo para melhorar o mundo? Estamos fazendo a diferença mesmo? Não seria melhor mergulhar no projeto egoísta de vida, ter e ter, ganhar e ganhar, consumir e consumir, e foda-se o resto? No campo político, estamos progredindo mesmo? E esse governo federal é de fato... o que de melhor o povo merece? E o Marconi lidera seus aliados para um projeto coletivo, de inclusão da maioria, ou dá migalhas aos miseráveis e lautas iguarias fartas aos ricos? Devemos nos opor a ele, ou comer suas migalhas na esperança de um dia tomar assento à mesa para comer os manjares com os senhores oligárquicos do poder? Você pode me explicar isso? E essa veja, vê só o que quer ou vê tudo que tem que ser visto? Tudo é parte de uma grande conspiração? Existe esquerda? Há diferenças substanciais entre os partidos de esquerda e os partidos de direita? Essa diferença é evidente só no campo do discurso? Como se comportam os comunistas, esquerdistas, no poder? Fariam Marx revirar no túmulo ou dariam orgulho ao filósofo da velha Prússia? Vale a pena empunhar uma bandeira de esquerda? Qual? Não estaríamos também na esquerda entregues a projetos pessoais, personalistas, maquiados de projetos coletivos? Somos autônomos, revolucionários, de esquerda, ou mesmo quando pensamos assim somos apenas massa de manobra de alguém? É justo usar a massa esquálida, inapta e inepata como massa para referendo da vontade do líder ainda que declarado de esquerda? Você é massa de manobra? Já se sentiu assim? Não seria melhor pensar em trabalhar, comer, beber, ter prazer, dormir, juntar moedas e ir ao Shopping? Esse não seria mesmo, como pensam tantos, o sentido da vida? Você tem feito a diferença? Seu partido tem feito a diferença? Seu partido é de direita e anda direito ou é esquerda e anda na direita? Sua atuação como estudante, professor, profissional, filho, pai, mãe, filha não poderia ser melhor? E essa rede não é uma rede de amenidades, trivialidades, que nos dá a sensação de fazermos parte de um grupo de amigos adicionados, cem, duzentos, mil ou dois mil? Para onde caminhamos gente? Para onde estamos indo? Não estão querendo lhe derrubar? Você não está querendo o lugar de alguém? Você é maquiavélico? Maquiavel não era maquiavélico? Marx não era marxisita? Jesus seria cristão atualmente? Você também não é medíocre, mesquinho, fisiológico, aproveitador? Você tem algum ideal, sonho coletivo? Acredita em quimeras ou utopias?
Hoje estou ouvindo Pink Floyd. Estou conversando com Roger Waters.
E o Ernesto Che não deveria ter abandonado a selva boliviana e ter voltado para casa a fim de cuidar de suas crianças e mulher? E o pai do Waters não deveria ter desertado para viver e brincar com ele, enchendo-o de beijos? Vou para casa agora dar um beijo no meu filho...
Marcadores:
FISIOLOGISMO POLÍTICO
sábado, 8 de outubro de 2011
PRIMEIRO ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS EM GOIÁS
BOAS NOTÍCIAS!!!!
Definimos a data do PRIMEIRO ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DE GOIÁS, será no dia 14 de abril de 2012. Anotem a página que acabamos de criar para centralizar as informações do encontro e os blogs dos participantes:
Anotem também o nosso e-mail:
Recebemos o apoio inical do SINPRO-GO, sob a coordenação de Alan Francisco, da CTB Goiás, sob presidência de Ailma, e também o apoio da FITRAE-BC, sob a coordenação de Geraldo Profirio.
Estamos esperando apoios e incentivos.
Marcadores:
BLOGUEIROS,
PROGRESSISTAS
BLOGUEIROS PROGRESSISTAS EM GOIÁS
A marca BLOGPROG é um sinal de novos tempos! Depois do PRIMEIRO ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS, ocorrido em São Paulo no ano passado, sob a coordenação de Altamiro Borges, o MIRO(http://altamiroborges.blogspot.com/), aconteceu o SEGUNDO ENCONTRO DE BLOGUEIROS no ínicio desse ano em Brasília. Estiveram presentes blogueiros miltantes bem conhecidos:
Luiz Carlos Azenha (http://www.viomundo.com.br/ )
Paulo Henrique Amorim (http://www.conversaafiada.com.br/ )
Rodrigo Viana (http://www.rodrigovianna.com.br/)
Nos últimos anos a BLOGPROG teve grande papel nos debates políticos eleitorais, especialmente na eleição presidencial de 2010. Além disso na crítica da MÍDIA GOLPISTA (O PIG) e na luta pela democratização da informaçaõ e das mídias no Brasil. Liderando esse movimento em nível nacional temos a A BARÃO DE ITARARÉ (http://www.baraodeitarare.org.br/).
Estamos aqui, trabalhando para fazer esse movimento avançar também em Goiás. Estamos gestando um PRIMEIRO ENCONTRO para Goiás, a ser realizado no próximo ano.
Todos que estiverem interessados em fazer parte desse movimento, fiquem atentos às nossas informações e enviem suas sugestões para blogproggoias@gmail.com.
Todos que estiverem interessados em fazer parte desse movimento, fiquem atentos às nossas informações e enviem suas sugestões para blogproggoias@gmail.com.
Railton Souza
sábado, 18 de junho de 2011
REAJUSTES SALARIAIS DE PROFESSORES DA REDE PRIVADA, ENFIM DEFINIDOS!
Definidos reajustes salariais dos professores da educação básica
Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.
Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.
Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.
Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.
Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.
Educação superior
O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.
Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.
Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.
Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.
Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.
Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.
Educação superior
O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.
Marcadores:
SINPROGO;REJUSTE SALARIAL;ACORDO SINPROGO 2011
REAJUSTES SALARIAIS DE PROFESSORES DA REDE PRIVADA, ENFIM DEFINIDO!
Definidos reajustes salariais dos professores da educação básica
Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.
Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.
Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.
Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.
Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.
Educação superior
O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.
Na capital, o reajuste salarial foi de 7,5%, para os salários dos professores da educação básica em geral, e de 9,20% para o piso salarial. Para os professores do interior, as negociações resultaram em reajuste de 7,0%, para os salários em geral, e de 10,16% para o piso salarial.
Estão definidos os índices de reajuste salarial da educação básica, na capital e no interior de Goiás. Durante quase dois meses, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez uma ampla mobilização dos docentes, enquanto realizava sucessivas rodadas de negociações com os sindicatos que representam as instituições de educação básica e do ensino superior.
Na capital, as negociações do Sinpro-GO foram com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Município de Goiânia (Sepe). Está acordado que os professores da educação básica da capital estão com seus salários reajustados em 7,5%, e o salário-aula está reajustado de 9,20%, sobre os valores vigentes em abril, passando de R$ 5,95 para R$ 6,50.
Para os professores de outras cidades goianas, o Sipro-GO realizou negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás, assegurando índice de reajuste de 7,0%, retroativos a 1º de maio de 2011. O reajuste do piso salarial, para os docentes que atuam fora da capital, foi de 10,16%, elevando-se de R$ 5,90 para R$ 6,50.
Com esse reajuste, a partir de 1º de maio, o piso salarial dos professores passa a ter o mesmo valor, em toda a base territorial do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – que não inclui nem Rio Verde nem Anápolis, onde a categoria organiza-se em outros sindicatos.
Importante ressaltar que os reajustes, todos superiores à inflação, têm de ser pagos de uma única vez sobre os valores devidos em abril de 2011 – sem qualquer parcelamento.
Educação superior
O Sinpro-GO continua a manter negociações com a representação patronal da educação superior, um setor empresarial que, mesmo com seus lucros crescentes, em uma atitude de desprezo pelos professores e professoras, insiste em manter salários achatados e corroídos pela inflação.
2º Encontro Nacional dos blogueiros progressistas!
ACOMPANHE O SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS QUE ACONTECE EM BRASÍLIA DESDE ONTEM E TERMINA AMANHÃ.
por Rodrigo Vianna
Na sala reservada aos convidados, logo atrás do palco, Lula estava ansioso. A mesa de abertura do Segundo Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas era conduzida por Maria Frô e Ênio Barroso. Os dois blogueiros saudaram as mais de 400 pessoas presentes, e chamaram – antes de Lula – o governador do Distrito Federal, Agnello Queiroz, que deu as boas vindas aos participantes que acabavam de chegar ao auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio)
Atrás do palco, Lula brincava, inspiradíssimo: “agora ficou chic ser brogueiro”, fazendo graça com os que dizem que ele erra no Português. “ Eu quero ver o Agnello falar pros ´brogueiros´progressistas”. Lula não se agüentou, pôs a cabeça pra fora da porta, olhando para o auditório gigante. Cinegrafistas e fotógrafos perceberam a presença do ex-presidente e os flashes estouraram.
Cinco minutos depois, Ênio chamou à mesa aquele homem inquieto, que foi saudado de pé: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.
Numa fala de improviso, Lula mandou alguns recados. Primeiro aos blogueiros, lembrando o papel da internet como contraponto à velha mídia na última campanha eleitoral:
“os blogueiros tiveram um papel extraordinário, mostraram que o povo não precisa mais de intermediário mais na comunicação.”
Citou o caso da “bolinha de papel”, mandando então recados a Serra e aos tucanos:
“às vezes, eu tenho vontade de ir naquela clínica ver o exame que foi feito na cabeça do candidato”
E arrematou:
“Quem chamou você de blogueiros sujos era quem fazia a sujeira”
Lula deu outros recados. Um deles, especial, dirigido ao Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que falaria logo depois:
“Paulo, a gente nao pode ter medo do debate”.
Aliás, um detalhe curioso. Quando Lula citou Bernardo, houve aplausos discretos. Quando citou a presença de Franklin Martins (que dirigia a Secom no governo de Lula), o público aplaudiu efusivamente. Um reconhecimento de que Franklin teve a coragem de mexer em pontos sensíveis, ao propor um novo Marco Regulatório – que Paulo Bernardo promete mandar ao Congresso em breve (mas há certa desconfiança sobre qual projeto será enviado: o original, do Franklin? Ou um projeto mais amaciado, para agradar certas corporações?).
Ao final da fala, Lula foi cercado por blogueiros e militantes. O povo queria fotos, queria autógrafos. O sururu estava criado: aquilo virou uma confusão. Maria Frô conseguiu botar ordem na casa, depois de algum esforço. Lula desceu do palco, e seguiu para sala dos convidados. Dois blogueiros peruanos – que acompanharam a recente eleição de Ollanta Humala – entraram na sala pra falar com Lula. E ele fez graça de novo:
“Olha aí, onde tem brogueiro, a gente elege um mala”.
Lula foi embora, seguido por aquele batalhão de repórteres e cinegrafistas do chamado PIG, que tentavam arrancar uma declaração qualquer. Eu – que sou jornalista de TV, e tantas vezes estive na pele daqueles pobres (alguns nem tão pobres) repórteres, que se acotovelam atrás da autoridade que precisa ser entrevistada – fiquei até com pena.
Lula parou pra falar com militantes, com uma senhora sergipana que pedia autógrafos. Tirou fotos, distribuiu abraços. Aos repórteres, nada! Aquele também era um recado. Os intermediários da comunicação estão perdendo espaço e poder.
A presença de Lula foi uma festa. Mas foi também uma grande vitória. Lula não tem ido a qualquer evento. Dá palestras pagas, com cachê alto (que ajuda a bancar o Instituto que ele está montando em São Paulo).
Mas a presença ali na abertura do Segundo Encontro de Blogueiros, sem cachê, e com o vigor e a energia demonstrados, era mais um recado: Lula reconhece o papel central da nova comunicação. Reconhece o papel dos “brogueiros”.
E prometeu, mais uma vez: em breve também será um “brogueiro”.
Brogueiro sujo? Pode ser… Mas lembrando sempre: quem faz sujeira,mesmo, é outra turma, que a gente conhece bem…
PS: agora há pouco, depois das belas falas de Comparato, Erundina e Venicio, Paulo Henrique Amroim pediu a palavra e lembrou – Ä festa de ontem (com Lula) foi bonita, mas é preciso lembrar que essa festa nao é completa porque o governo anterior não teve coragem de encarar a batalha do Marco Regulatorio”. Ou seja: Lula fez menos do que poderia nessa área da comunicacao.
por Rodrigo Vianna
Na sala reservada aos convidados, logo atrás do palco, Lula estava ansioso. A mesa de abertura do Segundo Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas era conduzida por Maria Frô e Ênio Barroso. Os dois blogueiros saudaram as mais de 400 pessoas presentes, e chamaram – antes de Lula – o governador do Distrito Federal, Agnello Queiroz, que deu as boas vindas aos participantes que acabavam de chegar ao auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio)
Atrás do palco, Lula brincava, inspiradíssimo: “agora ficou chic ser brogueiro”, fazendo graça com os que dizem que ele erra no Português. “ Eu quero ver o Agnello falar pros ´brogueiros´progressistas”. Lula não se agüentou, pôs a cabeça pra fora da porta, olhando para o auditório gigante. Cinegrafistas e fotógrafos perceberam a presença do ex-presidente e os flashes estouraram.
Cinco minutos depois, Ênio chamou à mesa aquele homem inquieto, que foi saudado de pé: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.
Numa fala de improviso, Lula mandou alguns recados. Primeiro aos blogueiros, lembrando o papel da internet como contraponto à velha mídia na última campanha eleitoral:
“os blogueiros tiveram um papel extraordinário, mostraram que o povo não precisa mais de intermediário mais na comunicação.”
Citou o caso da “bolinha de papel”, mandando então recados a Serra e aos tucanos:
“às vezes, eu tenho vontade de ir naquela clínica ver o exame que foi feito na cabeça do candidato”
E arrematou:
“Quem chamou você de blogueiros sujos era quem fazia a sujeira”
Lula deu outros recados. Um deles, especial, dirigido ao Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que falaria logo depois:
“Paulo, a gente nao pode ter medo do debate”.
Aliás, um detalhe curioso. Quando Lula citou Bernardo, houve aplausos discretos. Quando citou a presença de Franklin Martins (que dirigia a Secom no governo de Lula), o público aplaudiu efusivamente. Um reconhecimento de que Franklin teve a coragem de mexer em pontos sensíveis, ao propor um novo Marco Regulatório – que Paulo Bernardo promete mandar ao Congresso em breve (mas há certa desconfiança sobre qual projeto será enviado: o original, do Franklin? Ou um projeto mais amaciado, para agradar certas corporações?).
Ao final da fala, Lula foi cercado por blogueiros e militantes. O povo queria fotos, queria autógrafos. O sururu estava criado: aquilo virou uma confusão. Maria Frô conseguiu botar ordem na casa, depois de algum esforço. Lula desceu do palco, e seguiu para sala dos convidados. Dois blogueiros peruanos – que acompanharam a recente eleição de Ollanta Humala – entraram na sala pra falar com Lula. E ele fez graça de novo:
“Olha aí, onde tem brogueiro, a gente elege um mala”.
Lula foi embora, seguido por aquele batalhão de repórteres e cinegrafistas do chamado PIG, que tentavam arrancar uma declaração qualquer. Eu – que sou jornalista de TV, e tantas vezes estive na pele daqueles pobres (alguns nem tão pobres) repórteres, que se acotovelam atrás da autoridade que precisa ser entrevistada – fiquei até com pena.
Lula parou pra falar com militantes, com uma senhora sergipana que pedia autógrafos. Tirou fotos, distribuiu abraços. Aos repórteres, nada! Aquele também era um recado. Os intermediários da comunicação estão perdendo espaço e poder.
A presença de Lula foi uma festa. Mas foi também uma grande vitória. Lula não tem ido a qualquer evento. Dá palestras pagas, com cachê alto (que ajuda a bancar o Instituto que ele está montando em São Paulo).
Mas a presença ali na abertura do Segundo Encontro de Blogueiros, sem cachê, e com o vigor e a energia demonstrados, era mais um recado: Lula reconhece o papel central da nova comunicação. Reconhece o papel dos “brogueiros”.
E prometeu, mais uma vez: em breve também será um “brogueiro”.
Brogueiro sujo? Pode ser… Mas lembrando sempre: quem faz sujeira,mesmo, é outra turma, que a gente conhece bem…
PS: agora há pouco, depois das belas falas de Comparato, Erundina e Venicio, Paulo Henrique Amroim pediu a palavra e lembrou – Ä festa de ontem (com Lula) foi bonita, mas é preciso lembrar que essa festa nao é completa porque o governo anterior não teve coragem de encarar a batalha do Marco Regulatorio”. Ou seja: Lula fez menos do que poderia nessa área da comunicacao.
Assinar:
Postagens (Atom)