O monte Chacaltaya em La Paz

A empresa do ciy-tour enviou um ônibus ao hotel para nos buscar. O ônibus parecia uma Torre de Babel. Havia lá suíços, argentinos, alemães, chilenos, colombianos entre outras nacionalidades. Quando iniciamos a subida não imaginávamos o perigo que nos esperava. O ônibus circulava a montanha numa estrada cheia de cascalho, sem proteção nenhuma para os abismos que avistávamos. Ouvíamos numa mesma língua todos gritarem: uh, uh, uh, uh!!!!!!
Foi uma experiência de medo.
Estação de Esqui no Chacaltaya
Ao chegarmos no local, estávamos já sem ar (oxigênio) e com frio. Avistamos a neve no pico dos montes andinos. Tomamos "mate de coca" e iniciamos uma subida pelas trilhas. Andávamos 15 metros e parávamos sem ar e já querendo desistir. O Saldanha, o Marco Aurélio e o Chicura se adiantaram. Eu e o André seguimos atrás. Paramos inúmeras vezes pensando em desistir. Estávamos num altitude de aproximadamente 5421 metros acima do nível do mar.
Quanto mais subíamos, mais sem ar, com tontura e medo ficávamos. Testando os limites do corpo, controlando a respiração e os batimentos cardíacos, a cada parada conseguimos chegar no primeiro mirante. Estávamos acabados. Buscamos força e ar onde não havia mais e continuamos caminhando até o último topo. A visão é linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Percebi o quanto somos pequenos e frágeis. Bastava escorregar numa pedra e estaríamos liquidados para sempre. A grandeza da natureza revela a nossa pequenez, mas ao mesmo tempo desperta no nosso ser a vontade de desafiá-la. O que na verdade é um desafio a nós mesmos. Quando voltamos, começou a cair a temperatura e a chuva de granizo aumentava.

Railton no Vale da Lua
Descemos mais rápido e voltamos no ônibus passando mau. O ônibus seguiu para o Vale da Lua. Um lugar belo, formações geológicas irregulares que lembram o solo lunar. O André ficou no hotel para providenciar as passagens para Copacabana, uma cidade construída pelos colonizadores espanhois nas margens do lago Titicaca, o maior navegável da América. Também é o mais alto do mundo.

Vale da Lua

Lindo o lugar, com certeza uma experiência inesquecível. Faremos essa viagem juntos. O Vale da Lua me "lembrou" Alto Paraíso. Beijos. Milka.
ResponderExcluir