domingo, 5 de agosto de 2012

Mulheres no poder: professora Ailma 65120

Simone de Beauvoir, mulher de Jean-Paul Sartre, provocou a sociedade em 1949 ao publicar a obra O SEGUNDO SEXO se propondo falar sobre a fêmea humana, "a castrada". Essa obra ainda é uma análise atual quando o problema é a condição de sujeição da mulher ante os determinismos de uma cultura machista. O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe em francês) é uma das obras mais celebradas e importantes para quem quer compreender a situação da mulher na primeira metade dos século XX e suas consequencias na sociedade atual. No Brasil, foi publicado em dois volumes.
"Fatos e mitos" é o volume 1, e faz uma reflexão sobre mitos e fatos que condicionam a situação da mulher na sociedade.
"A experiência vivida" é o volume 2, e analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política. Ambos estão esgotados e só podem ser encontrado em sebos.
O primeiro volume é divido em três partes: destino, história e mitos.Na primeira parte a autora faz um quadro geral sobre a posição da mulher no mundo, do ponto de vista biológico, psicanalítico e do materialismo histórico.
Professora Ailma Maria Oliveira(65120), ao preparar essa publicação me lembrei de você que aceitou uma difícil missão nesse mundo machista de entrar na disputa eleitoral pleiteando uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia. Que exemplo de Simone de Beauvoir, grande ativista em defesa dos direitos das mulheres, seja uma inspiração para você nos momentos difíceis dessa campanha. Abraço forte do seu amigo Railton







Nenhum comentário:

Postar um comentário