Amigo
Escolhemos nossos amigos não por serem belos, ricos ou pobres, sem defeitos ou perversos, por serem ou não nossos parentes, ou mesmo por pensarem como nós.
Escolhemos nossos amigos porque os amamos, porque conhecemos sua história e porque o respeito em plena reciprocidade solidária é a marca mais efetiva da relação. A amizade verdadeira se concretiza nas atitudes de cuidado, na compreensão de como nosso amigo se tornou o que é a partir da sua história, com suas venturas ou desventuras. A amizade só é amizade se é pautada nas nobres ações que vão além da utilidade. Dizia o grande filósofo grego Epicuro:
'De todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição da amizade.
Toda a amizade é desejável por si própria, mas inicia-se pela necessidade do que é útil.
Não temos tanta necessidade da ajuda dos amigos como de confiança na sua ajuda.
A natureza, única para todos os seres, não fez os homens nobres ou ignóbeis, mas sim as suas ações e as disposições de espírito'.
Sem dúvida a relação de amizade é acima de tudo uma relação de justiça, pois é difícil amar aqueles que reiteradas e cotidianas vezes são injustos conosco, ainda que nos esforçamos.
Somos amigos quando sabemos a hora de estender a mão, encorajar, e mostrar um horizonte esplendoroso e juntos contemplarmos e saborearmos a beleza misteriosa que é viver! Felizes são aqueles que tem amigos de verdade.
Um forte abraço às minhas amigas e aos meus amigos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário